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terça-feira, 15 de março de 2011

ORIGENS DA POESIA GAUCHESCA III


A COPLA

As coplas eram criações populares anônimas submetidas a uma constante reelaboração coletiva e transmitidas oralmente. Bruno C. Jacovella, em seu livro "Folklore Argentino", assinala os fatores ou as causas que permitiram a conservação e a "sobrevivência" destas formas populares:
a) A brevidade e a intensidade expressiva das coplas;
b) A facilidade de guardá-las pelo elemento mnemônico de suas rimas;
c) Sua divulgação através de almanaques;
d) A propagação através de viajantes;
e) A possibilidade de recompilá-las sem preparação prévia.

Essas coplas ficaram, com o tempo, a resguardo quase exclusivo dos homens de campo. Em geral, os que as recordavam pertenciam às classes mais humildes, e eram provenientes de antigas famílias americanas assentadas nas diferentes regiões da Argentina a partir dos séculos XVI e XVII. Este grupo se mesclou em sucessivas gerações - tal como afirma o historiador Guillermo Terrera - com os indígenas puros, formando o elemento "criollo" autêntico.

Abaixo, exemplos de coplas de autores anônimos, dos séculos XVII e XVIII:

Cantan los gallos al día,
yo canto al anochecer;
ellos cantan de alegría,
yo canto no sé por qué.

* * *

Pobre mi pingo que pasa
conmigo la noche al frío;
a mí no me compadezcas,
compadécelo a mi pingo.

* * *

La china que yo les digo
no es malacara ni zaina
y en mi pecho está metida
como cuchillo en la vaina.

* * *

Cuando agarro la guitarra
y la atravieso en mis brazos
en seguida me parece
que se acaban mis trabajos.

* * *

Se me han acabao las coplas
y voy a mandar traer;
en mi casa tengo un árbol
que de coplas se ha´e caer.


Fonte: "El Cancionero Sentencioso y Reflexivo", Maria Cristina Planas e Maria del Carmen Plaza. Buenos Aires, 1988

Imagem: pintura a óleo de Prilidiano Paz Pueyrredón, pintor e arquiteto argentino (1823-1870). Graduado no Instituto Politécnico de Paris, projetou a Mansão de Olivos, as reformas da Pirámide de Mayo e da Casa Rosada. Filho de J. M. Pueyrredón, conhecido como "El Prócer de la Independencia".

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