Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de março de 2011

ORIGENS DA POESIA GAUCHESCA I


A poesia tradicional no Prata e em toda a América remonta aos dias de conquista e colonização. Vem, em espanhol, dos velhos romances e das antigas canções dos séculos XVI e XVII, ainda com ecos do século XV; transmite a substância lírica dos villancicos e das coplas, e a épica dos cantares heróicos e cavaleirescos e se funde, em cada região, com as correntes da vida criolla (costumes, sensibilidade) e adquire uma fisionomia própria, um caráter local. A poesia gauchesca é posterior em quase três séculos; recebe da poesia tradicional uma porção considerável de ideias e sentimentos, mas tem identidade própria. Se apodera de um novo cenário, que é o campo aberto, e de um tipo novo, o gaúcho, e firma em ambas as fontes a razão de sua existência. Apesar das diferenças entre a poesia tradicional e a gauchesca, deve-se reconhecer também que, no aspecto formal, ambas têm uma notável semelhança na linguagem, caracterizada pelo predomínio do arcaísmo e das formas prosódicas vulgares, e a identidade do verso octassílabo e da estrofe, típicos da copla e do romance espanhol.
Embora não exista documentação abundante e segura, pode-se estabelecer suas origens no último terço do século XVIII. São os dados dos costumes que descreve Concolorcorvo em 1773 acerca dos campeiros coloniais, que ele chama gaudérios, em seu Lazarillo de Ciegos Caminantes (imagem). Estes rústicos, gozadores da vida, cantam e se fazem acompanhar da guitarra. Esta amostra de poesia campesina que nos oferece Concolorcorvo é espelho do sentimento pessoal e rústico de um meio primitivo.

Fonte: "La Poesia Gauchesca - Antologia Desde Sus Orígenes", Edición Especial de Octubre de 2002, Ediciones Quevedo, Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário