Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Bando


O Grupo Tambo do Bando, surgido na década de 1990, foi uma das manifestações artísticas mais criativas e originais que já pisaram os palcos dos festivais. Composto por Vinícius Brum, Carlos Cachoeira, Texo Cabral, Marcelo Lehman e Beto Bolo e idealizado por seu principal letrista, o gênio Sérgio Metz Jacaré, falecido em 1996, o Tambo do Bando não permitiu meios termos: em sua proposta vanguardista, ou angariou fãs incondicionais ou desafetos. Particularmente, fico no grupo dos primeiros. Depois do Tambo, não vimos mais nada de tão original aparecer.
Na foto, a premiação da 11ª Moenda, junto com Ivo Fraga, com a composição Muito Além da Pasárgada, de Vinicius Brum e Jaime Vaz Brasil (outro de seus letristas recorrentes).
Abaixo, a homenagem ao grupo em meu poema O BANDO:


Ando tão em desencanto
vez em quando,
gastando chumbo em chimango,
bebendo a canha do santo.
Já não me bastam os tangos,
os chamamés com o Chango
nem me chegam os malambos,
os huaynos
com seus charangos.
Nem os versos de Aureliano –
que espanto! –
me acomodam no meu canto;
muito menos acalantos
ou mantras em esperanto.

Quando fico neste banzo
não vejo outro remédio
que ouvir o Tambo do Bando
exorcizando esse tédio.

São assim os meus princípios
porque assim a vida é:
os acordes de Vinicius
nos versos de Jacaré.

Para baixar músicas do Tambo, em http://musicagpd.blogspot.com/2009/10/tambo-do-bando-ingenuos-malditos.html

Um comentário:

  1. Marcelo,
    gostei muito da musicalidade de teu poema. Teus versos conduzem, têm excelente ritmo.
    Também gostei bastante do teu blog. Original, ótimo visual, espero contar com mais poemas teus para ler.
    Parabéns!
    Retornarei com frequencia.
    Obrigada por estar seguindo meu blog também e farei divulgação aqui por Porto Alegre, teu trabalho é muito bom, tu mereces!
    Abraço para ti, esposa e filha.
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir