Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DIBUJOS DE DON FLORENCIO


Recebi o CD "Clube da Esquila", do Pirisca, de regalo da Mônica Boeira ( Gracias, Mônica! - http://twitter.com/#!/monicaboeira ); uma das faixas, "Dibujos de Don Florencio", do Cabo Deco, Pirisca e Tukano Netto, faz menção a Florencio Molina Campos, ilustrador argentino nascido em Buenos Aires, em 1891, e falecido na mesma cidade em 1959.


Florencio Molina Campos realizou sua primeira exposição na "Feria Ganadera de Palermo", em 1926: 61 telas e aquerelas com caricaturas, as quais vendeu todas. Com este sucesso, a Fábrica Alpargatas contratou-o para confeccionar seu almanaque no período de 1931-1936 e 1940-1945, constituindo a primeira pinacoteca argentina. Refletiu em sua obra temas da vida campeira argentina e dos gaúchos e "paysanos", temática que cultivou tanto em pinturas quanto em ilustrações e caricaturas. Seus trabalhos foram expostos em Paris, Nova Iorque e Los Angeles, tendo sido contratado por Walt Disney como Supervisor de seus desenhos animados em 1941. Ilustrou o "Fausto", de Estanislao del Campo (ver "Os Pioneiros").
Abaixo, algumas ilustrações do gênio.







Para visitar o site oficial: http://www.molinacampos.net




3 comentários:

  1. Marcelo, tudo bem?
    Fiz uma homenagem ao meu pai falecido, e também aos gaúchos, e postei o teu poema "Aldeia" junto, espero que gostes... por lá, elogios ao teu belíssimo poema!
    Gracias!

    No link:
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com/2011/09/vida-breve.html#comments

    ResponderExcluir
  2. mto bom poder ler sobre ótimos trabalhos desse ilustrador! obrigado!
    Abrs!
    Udo
    ps.: esse blog está como link no meu universo surreal: http://universo-surreal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. "A Lição de Martim Fierro"

    Terceiro Lugar no II Canto ao Saladeiro.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir